Pazolini participa de Congresso de Segurança Pública no Centro de Convenções

O Centro de Convenções de Vitória recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), o Congresso Capixaba de Segurança Pública, que reuniu autoridades políticas, gestores públicos, integrantes do judiciário, representantes das forças de segurança e especialistas de diversas áreas para discutir os desafios e as soluções voltadas à proteção da população capixaba.
Promovido com o objetivo de fomentar o debate técnico e político sobre políticas públicas de segurança, o congresso abordou temas como integração entre os órgãos, tecnologia, prevenção à violência, e estratégias de combate à criminalidade.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, presente no evento, destacou a importância da união dos entes para enfrentar os problemas que afetam a segurança com ações efetivas e consistentes. “Em Vitória, conseguimos reduzir a quase 50% as mortes violentas, chegamos a 75 dias sem homicídios e, agora, tivemos uma redação de 42% no número de mortes no trânsito. Ou seja, vidas e patrimônios protegidos. Isso acontece quando se investe no profissional de segurança pública, adquire tecnologias, investe em educação, tirando a criança que poderia ser levada para o tráfico de drogas, e em assistência social. Deu certo em Vitória e pode ser expandido. Hoje, devemos ouvir o profissional de segurança pública, pois ele é o protagonista da mudança, quem faz a diferença e que precisa de autonomia para trabalhar”, afirmou.
O deputado federal Da Vitória, que também articulou o evento, defendeu o fortalecimento e apoio do Poder Legislativo na segurança. “Precisamos de uma segurança mais próxima da população, e para isso é fundamental apoiar quem está na ponta. Este Congresso é um espaço para fortalecer as políticas públicas de resultado e dar andamento à pauta legislativa necessária no combate à violência”, disse o parlamentar.
Já o deputado federal Evair de Melo destacou o cenário de São Paulo como modelo a ser seguido. “São Paulo é um exemplo que a Segurança Pública com enfrentamento, competência, determinação e recurso que o governo tem colocado é possível fazer um excelente trabalho a ser copiado. Temos que olhar para os nossos agentes de segurança com respeito, reconhecimento e investimento. A modernização dos equipamentos e o uso de inteligência são caminhos sem volta, e precisam estar nas pautas prioritárias dos gestores. Segurança Pública não é para amadores”, pontuou.
O Congresso Capixaba de Segurança Pública contou com painel formado por especialistas locais e nacionais que abordaram desde políticas preventivas até o uso de dados e novas tecnologias no enfrentamento à violência.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.