Mutirão oferece serviços gratuitos para população em situação de rua em Vitória

Mutirão oferece serviços gratuitos para população em situação de rua em Vitória

Um verdadeiro mutirão de cidadania marcou a manhã desta terça-feira (19), na Casa do Cidadão, em Maruípe. Das 8h às 12h, a ação de sensibilização em alusão ao Dia da Luta da População em Situação de Rua reuniu serviços gratuitos como atividades educativas sobre segurança alimentar e nutricional, emissão de segunda via de certidões, aferição de pressão arterial e oferta de vagas de emprego.

Participaram da ação secretarias parceiras da Secretaria de Assistência Social (Semas), entre elas: Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid); Educação (Seme); Segurança Urbana (Semsu); Meio Ambiente (Semmam); Saúde (Semus); Esportes (Semes) e o SINE. Também estiveram presentes a Defensoria Pública e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

A iniciativa contou ainda com entidades da sociedade civil, como a Escola Técnica do Espírito Santo (ETESES), o Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, a Pastoral do Povo de Rua, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Associação Gold. A data foi instituída pela Lei nº 15.187, sancionada pela Presidência da República.

No local, também foi realizada uma feira de exposição e comercialização de artigos produzidos por pessoas atendidas nos espaços socioassistenciais vinculados à Semas. A mostra “Vê não-vendo: Ruas Visíveis” apresentou diversos produtos confeccionados em papelão, jornais e papel cenário, com participação de oficineiros dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) Centro e Continental.

A importância da atuação conjunta das políticas públicas municipais e parceiros no atendimento às demandas da população em situação de rua foi reforçada em reunião realizada na última sexta-feira (15), no Observatório do Palácio Municipal de Vitória.

O encontro, chamado Café com Parceiros, reuniu representantes das secretarias municipais que integram a Câmara Técnica de Políticas Públicas para Pessoas em Situação de Rua (CAI POP), além de membros da Defensoria Pública e do Ministério Público.

A secretária de Assistência Social, Soraya Manato, destacou que o objetivo foi fortalecer relacionamentos e discutir novas formas de colaboração. “Também apreciamos o Planejamento 2025-2026, norteado pelo Plano Ruas Visíveis, que visa garantir direitos e promover a inclusão social da população em situação de rua”, afirmou.

A subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Scardua, ressaltou que, ao longo dos últimos anos, a Semas tem registrado avanços no atendimento, mas ainda é necessário ampliar a atuação da CAI POP. A secretária de Saúde, Magda Cristina Lamborghini, completou: “Precisamos diminuir as dificuldades para melhorar a vida dessas pessoas. Este é o nosso papel: elaborar políticas públicas eficazes”.

O balanço foi positivo. A promotora de Justiça de Vitória, Sandra Maria Ferreira de Souza, avaliou a iniciativa como essencial: “Foi fantástico. A integração de todos os setores que trabalham com o desafio de trazer mais dignidade para esta população é fundamental. A participação conjunta pode gerar resultados mais concretos”.

Representantes do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública de Vitória, Talyta Santana e Ana Clara Da Re, também reforçaram a importância da articulação: “É um tema complexo. A integração é fundamental para minimizar essa situação. A atuação conjunta nos fortalece no atendimento às demandas da população de rua”.