Polícia Civil lança Instagram da DEPD para ampliar buscas por desaparecidos na Grande Vitória

Polícia Civil lança Instagram da DEPD para ampliar buscas por desaparecidos na Grande Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), passou a contar com um novo canal para auxiliar na divulgação e localização de pessoas desaparecidas na Região Metropolitana da Grande Vitória: o perfil oficial no Instagram @depd_pces.

A página institucional tem como objetivo divulgar ações da delegacia, publicar orientações à população e reforçar o apoio na busca por desaparecidos. Todas as imagens compartilhadas são previamente autorizadas por familiares responsáveis.

O titular da DEPD, delegado Tarcísio Otoni, esclarece que não é necessário aguardar 24 horas para registrar um desaparecimento — entendimento que ainda gera dúvidas entre familiares.

“A atenção às mudanças na rotina da pessoa desaparecida é essencial para orientar a decisão dos familiares quanto à formalização do registro. Ausência prolongada sem aviso, interrupção de contatos habituais, abandono de compromissos rotineiros e a não utilização de objetos pessoais, como celular, documentos e cartões bancários, são sinais que devem ser observados”, destacou o delegado.

📌 Como registrar o desaparecimento

O registro deve ser feito por meio de Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser realizado em qualquer delegacia ou pela Delegacia Online. Na Região Metropolitana, também é possível procurar diretamente a DEPD, localizada na Rua João Carlos de Souza, nº 89, Bairro Vermelho, em Vitória, ou a unidade policial mais próxima.

☎️ Canais para denúncias

Informações que possam contribuir com as investigações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181, por meio de três canais:

O anonimato é garantido, e todas as informações recebidas são apuradas. A DEPD também disponibiliza contato direto pelo número (27) 99849-4240.

💻 Portal de Pessoas Desaparecidas

Outra ferramenta de apoio é o Portal de Pessoas Desaparecidas do Disque-Denúncia 181, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O sistema reúne dados como imagem, qualificação, local do desaparecimento, idade atual e número do boletim de ocorrência.

O Espírito Santo foi pioneiro no país ao adotar essa solução tecnológica, que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, voltado à redução da violência.

A inclusão ou retirada de nomes no portal ocorre automaticamente: sempre que um boletim de desaparecimento ou reaparecimento é registrado, o sistema é atualizado.

Com o novo perfil no Instagram e o reforço das plataformas digitais, a Polícia Civil amplia a rede de apoio à população e fortalece as estratégias de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas no Estado.