Pazolini entrega casa à família do bairro Conquista

Pazolini entrega casa à família do bairro Conquista

 

A alegria e o sentimento de conquistar um sonho tomaram conta da família Moraes, na manhã desta quarta-feira (30). Por meio da equipe da Secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação e do antigo proprietário, a família recebeu as chaves da nova casa, localizada no bairro Conquista. A aquisição foi possível graças ao projeto Bônus Moradia, que integra o programa Casa Feliz e Segura, uma iniciativa da Prefeitura de Vitória que já beneficiou 245 famílias na capital.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao lado do subsecretário de habitação, Tiago Benezoli, e de lideranças comunitárias, esteve presente na cerimônia de entrega e ressaltou a importância do programa que realiza sonhos, leva dignidade e principalmente cuida daqueles que mais precisam. “O programa Casa Feliz e Segura faz e realiza a transformação social. Traz alegria, segurança para as famílias, mas principalmente respeito pelas comunidades. É inovador e tem transformado vidas na capital”, pontuou Pazolini.

A família Matos, composta por sete pessoas, sendo o casal e seus cinco filhos menores de idade, residiu por aproximadamente seis anos no bairro São Benedito. Em outubro de 2023, foi realizada vistoria técnica pela Defesa Civil, que classificou o imóvel como apresentando risco estrutural crítico e risco geológico R2 (risco médio), tornando a moradia inadequada e insegura para a permanência da família.

Diante do risco identificado e da vulnerabilidade social, a família assinou em 2024 o Termo de Adesão ao Programa Bônus Moradia. Desde então, passaram a ser acompanhados pela equipe técnica da política habitacional. Até que em 2025 encontraram uma residência adequada, com segurança, conforto e qualidade de vida, onde poderão viver com tranquilidade e conforto.

Enquanto os pais, Renato e Yasmin, admiravam os cômodos da nova casa, os filhos Kevyn, Ana, Renata, Kauany e Renato, filhos do casal, corriam animados por todos os lados.

“Esse é um sonho realizado. A situação da nossa antiga casa era precária. Tinha dias em que eu só pedia a Deus para não chover, porque a água entrava e as crianças escorregavam, corriam perigo. Hoje, tomamos posse dessa casa, um lugar digno e adequado para o crescimento dos meus filhos. Vamos escrever uma nova história nesse lar”, disse Yasmin de Matos, esposa de Renato.

Além da nova residência, os beneficiários também foram contemplados com uma TV, uma geladeira e um fogão, eletrodomésticos que levam conforto imediato ao novo lar e são entregues por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

“Investir em habitação é investir em dignidade, saúde, segurança e desenvolvimento. É dar às pessoas a base para que possam construir, com estabilidade e esperança, um novo capítulo em suas vidas”, disse Tiago Benezoli, subsecretário de habitação.