A gentileza por trás do cuidado com o paciente: Unimed Sul Capixaba investe em ações humanizadas
Cooperativa destaca a importância de práticas acolhedoras e ações que se estendem para além das unidades de saúde, envolvendo colaboradores e voluntários
Acompanhar um parente ou amigo durante o tratamento de alguma doença ou mesmo ser o paciente quase sempre não é tarefa fácil, mas a jornada pode ser mais leve quando este caminho é trilhado ao lado de pessoas que se destacam com um jeito de cuidar diferenciado, afinal um simples gesto de gentileza pode ser a chave para uma melhor recuperação emocional. Na Unimed Sul Capixaba acolher o corpo e a alma é prioridade, por isso a cooperativa investe em práticas de cuidado humanizado, apostando em ações que transmitem conforto, compaixão e empatia para permitir que o paciente se sinta respeitado e amparado em um ambiente que ultrapassa os tratamentos médicos.
O papel dos colaboradores é essencial na criação desse ambiente acolhedor. Atitudes simples como um sorriso de boas-vindas, até iniciativas mais estruturadas, como o “Dia do Desejo”, trazem à cooperativa destaque na oferta de cuidados que buscam aliviar o sofrimento e proporcionam momentos de alegria aos pacientes.
O coordenador de hospitalidade da Unimed Sul Capixaba, Juliano Corrêa, destaca que a humanização no atendimento é um valor que guia a cooperativa.
“Cada colaborador tem um papel fundamental na construção de um ambiente de acolhimento, onde a empatia é sempre a base de nossas ações. O nosso cuidado com os detalhes fazem a diferença no dia a dia dos pacientes, criando uma rede de gentileza que se reflete em um atendimento mais humano e acolhedor”.
Dia do Desejo
O “Dia do Desejo” é um momento onde são proporcionados momentos únicos aos pacientes, reforçando o compromisso com o bem-estar emocional. Certificados de Coragem, visitas de capelania e atividades especiais fazem parte dessa abordagem singular. A equipe de hospitalidade da Unimed Sul Capixaba não poupa esforços para realizar mais de 400 iniciativas durante todo o ano.
Priscila Sant’anna Leal, técnica de enfermagem do Centro Cirúrgico, ficou internada mais de duas semanas e tinha o desejo de ver o filho, Pedro, 6 anos. Porém, estava com receio de levá-lo ao quarto do hospital, por ser um ambiente não muito agradável para criança. Então a equipe proporcionou um encontro surpresa e descontraído no solário do Hospital Unimed, com café da tarde especial para a família e, também, o projeto colorindo com o Pedro.
Fabiana Candal, que estava internada para cuidados clínicos, teve um momento super especial com sua filha Sofia que nasceu no Hospital Unimed e logo foi pra UTIN no Materno-Infantil. 14 dias após o seu nascimento. A organização de equipe médica, assistencial e psicológica proporcionou um reencontro emocionante entre elas. A Fabiana é muito vaidosa, então, foi providenciada uma maquiadora profissional para que ela ficasse ainda mais linda.
Com o cuidado integral no centro das suas práticas, a Unimed Sul Capixaba busca garantir que cada cliente se sinta valorizado, respeitado e, acima de tudo, amparado em momentos de fragilidade.

Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo desde 1994. Programador de computadores, autor de diversos “softwares” dedicados à área jurídica, cedidos gratuitamente a diversos Tribunais do Brasil. Articulista de diversos jornais com artigos publicados também em outros países, como Suíça, Rússia e Angola.



