Ação policial resulta em prisão e fechamento de ferro-velho ilegal na Ilha dos Ayres

Ação policial resulta em prisão e fechamento de ferro-velho ilegal na Ilha dos Ayres

A Guarda Municipal de Vila Velha prendeu, na manhã desta terça-feira (26), o proprietário de um sucatão irregular localizado em Ilha dos Ayres. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável, expedido pela 2ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente da Comarca de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Além das multas, o local foi fechado por estar funcionamento irregularmente.

Durante a ação, a Gerência de Posturas da Secretaria de Serviços Urbanos também autuou o proprietário por exercer atividade econômica sem autorização. Já a equipe da Vigilância Sanitária constatou diversas irregularidades, como acúmulo de lixo e sucata, armazenamento inadequado de materiais expostos ao ar livre, risco de proliferação de roedores e de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika, chikungunya e leptospirose.

Segundo o prefeito Arnaldinho Borgo, essas operações têm o objetivo de ordenar a cidade e acabar com estabelecimentos clandestinos. “Esse estabelecimento irregular foi aberto recentemente, o que ocasionou muitas reclamações de moradores do entorno, que o denunciaram. Não vamos tolerar esse tipo de prática, que muitas vezes explora pessoas em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura vai seguir firme na fiscalização”, destacou o prefeito.

A comandante da GMVV, Landa Marques, disse que o proprietário foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vila Velha.

“Assim que chegamos ao local, qualificamos o proprietário e constatamos o mandado. O indivíduo não apresentou resistência e, ao ser questionado, afirmou já ter conhecimento da ordem judicial”, afirmou.
“O espaço colocava em risco a saúde pública, por isso foi interditado e autuado conforme a legislação sanitária. Nosso compromisso é proteger a população e garantir o cumprimento das normas”, afirmou a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, reforçou o caráter contínuo da Operação Sucatão. “Estamos unindo forças de vários setores para combater práticas ilegais que ameaçam a saúde, a segurança e a tranquilidade dos cidadãos. Essa já é a sexta interdição de estabelecimento irregular no município. Outros cinco foram fechados e demolidos em Cristóvão Colombo, Divino Espírito Santo e Itapuã”, destacou.

A ação fez parte da 5ª edição da Operação Sucatão, que reúne diversas secretarias municipais, como Defesa Social e Trânsito, Saúde, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Obras, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Urbano.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha