Cuidar da saúde do cérebro é a melhor forma de prevenir o AVC
29 de outubro é o Dia de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um momento oportuno para refletir sobre os hábitos que garantem uma vida mais longa e saudável.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte entre pessoas acima dos 60 anos de idade, e a quinta causa principal dos 15 aos 59 anos. No dia 29 de outubro, dedicado à prevenção da doença, a recomendação dos especialistas é construir, ao longo da vida, uma rotina de cuidados e atenção. E quanto antes esse zelo começar melhor.
“O acidente vascular cerebral é uma doença súbita, mas seu surgimento é, na maior parte das vezes, consequência de um processo gradual. O evento súbito ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro é interrompido por um bloqueio (AVC isquêmico) ou rompimento (AVC hemorrágico), mas essa interrupção, no caso do AVC isquêmico, é facilitada por condições como hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo, que se desenvolvem ao longo do tempo”, afirma Viviane Coutinho, cardiologista da MedSênior.
Por isso, segundo ela, quanto antes se pensar na prevenção melhor. “Qualquer pessoa que para de fumar, por exemplo, vai colher benefícios, independente da idade. Estudo publicado pelo American Journal of Preventive Medicine constatou que idosos que param de fumar podem ganhar pelo menos mais um ano de vida em relação àqueles que mantêm o hábito. Mas é claro que quem nunca fumou ou quem abandonou o cigarro mais cedo tem mais chance de não se acometido pelas doenças graves provocadas pelo tabagismo, como é o caso do AVC”, afirma.
Para ela, o acompanhamento médico regular, especialmente focado na promoção de saúde e não apenas no tratamento de doenças – é fundamental para se prevenir a curto, médio e longo prazo. “Para se viver mais e melhor e evitar doenças do sistema cardiovascular, não tem jeito: é preciso cuidar da alimentação, abrir mão do sedentarismo e administrar o estresse”, reitera.
Além disso, o acompanhamento médico permite identificar precocemente doenças crônicas que podem ser controladas. “A ciência e a medicina nos oferecem recursos para manter doenças crônicas como hipertensão e diabetes sob controle, tanto do ponto de vista de hábitos assertivos quanto no que diz respeito a exames de diagnóstico e medicamentos”, explica.
8 dicas para prevenir o AVC
- Mantenha a pressão arterial sob controle. Se precisa de medicamentos, não interrompa tratamentos por conta própria, nem espere a pressão estar alterada para utilizá-los. Siga a recomendação do seu médico em relação a doses e horários.
- Arritmias como a Fibrilação Atrial aumentam o risco de coágulos que podem chegar ao cérebro e causar um AVC isquêmico. A recomendação é que adultos façam check-ups cardiológicos regulares, mesmo sem sintomas.
- Você já sabe, mas nunca é demais repetir: fatores como obesidade, tabagismo e consumo excessivo de álcool também aceleram danos às artérias e ao coração — e seus efeitos aparecem mais tarde.
- Esteja atentos aos níveis de colesterol e à glicemia.
- A vida moderna impõe pressa, pouco descanso e muito estresse — e o cérebro sente. A apneia do sono, por exemplo, é uma condição frequentemente negligenciada que pode triplicar o risco de AVC.
- O sedentarismo também é um grande inimigo: praticar atividade física regular, mesmo leve, ajuda a manter a pressão, o peso e o humor sob controle.
- Cuidado com os anticoncepcionais: alguns tratamentos anticoncepcionais podem favorecer o surgimento do AVC, principalmente em mulheres fumantes, com pressão alta, ou que sofram de enxaqueca. Converse com o seu médico.
- Já há estudos relacionando a incidência de AVCs ao uso de substâncias tais como anabolizantes com fins estéticos. Tenha um médico de confiança e se informe antes de colocar em risco a sua saúde.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.




