Dezembro vermelho: Serra reforça importância da prevenção e tratamento de ISTs
A luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ganha força durante o Dezembro Vermelho, tendo o dia 1º de dezembro, próximo domingo, como o Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids.
Na Serra, além das ações de promoção e prevenção à saúde, os pacientes que precisam também encontram tratamento.
Os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, assim como preservativos, são encontrados gratuitamente em qualquer uma das 40 unidades de saúde da rede municipal, assim como no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE).
O resultado sai em alguns minutos. A sua realização é muito importante, pois o diagnóstico precoce possibilita a assistência adequada ao portador do vírus, controlando o desenvolvimento da doença.
CTA/SAE
Já no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE), os munícipes com diagnóstico de HIV e hepatites B e C encontram orientações e aconselhamento individual com equipe multiprofissional, além de acompanhamento médico e laboratorial. O local possui farmácia especializada para estes agravos e realiza a profilaxia Pré-Exposição Sexual ao HIV (PrEP).
A equipe do CTA/SAE também oferta ao longo do ano capacitações e palestras com o intuito de qualificar ainda mais os servidores da rede municipal de saúde, além de ações de testagem em locais de grande circulação de pessoas.
O serviço funciona das 7 às 19 horas, e atende por agendamento nos telefones (27) 3338-6757 e (27) 98166-1141. Está localizado na rua Braulina Baptista Lopes, 222, em Rosário de Fátima, Serra.

Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo desde 1994. Programador de computadores, autor de diversos “softwares” dedicados à área jurídica, cedidos gratuitamente a diversos Tribunais do Brasil. Articulista de diversos jornais com artigos publicados também em outros países, como Suíça, Rússia e Angola.



