Dois jovens capixabas de periferia eternizam suas obras e passam a integrar o grupo de artistas do Parque Cultural Reserva Vitória.

Dois jovens capixabas de periferia eternizam suas obras e passam a integrar o grupo de artistas do Parque Cultural Reserva Vitória.

O Parque Cultural Reserva Vitória amplia seu acervo com obras que reforçam o diálogo entre arte, tecnologia e paisagem. A curadoria, assinada pela Matias Brotas, apresenta criações que exploram a interseção entre o digital e o mundo físico.

Entre as novidades estão, Mineral Data, de Elvys Chaves, que materializa dados intangíveis em forma física. “Trata-se de uma tentativa de dar corpo ao que normalmente percebemos apenas em telas”, afirma o artista. Já Node Horizon, de Carlo Schiavini, propõe uma reflexão sobre nossas formas de comunicação no ambiente digital. “A obra propõe um questionamento sobre a forma como nos comunicamos e interagimos no ambiente digital”, comenta Carlo.

Nos dias 19, 22 e 23 de maio, das 15h às 18h, o Parque recebe as visitas mediadas das novas obras do projeto Realidade Expansiva, uma experiência que aproxima o público da arte contemporânea por meio do diálogo direto com os artistas e com a equipe pedagógica.

Durante a mediação, será distribuído um material educativo com reflexões elaboradas pela coordenação pedagógica do projeto, ampliando as possibilidades de leitura das obras. Com a presença dos artistas Elvys Chaves e Carlo Schiavini, as visitas propõem uma imersão nos cruzamentos entre arte, tecnologia e espaço público.
A entrada é gratuita.

Sobre o Parque

O Parque Cultural Reserva Vitória é um espaço de arte, lazer e convivência no coração da capital capixaba.

Situado atrás do Shopping Vitória, o parque integra cultura e natureza, oferecendo uma vista deslumbrante para o mar – um dos cenários mais emblemáticos do Espírito Santo.

Com proposta inovadora, o local convida ao encontro e à interação, propondo uma nova forma de viver a cidade por meio de um museu a céu aberto, onde a paisagem e a criação artística se entrelaçam.

Sob a gestão da Associação de Moradores e Amigos da Reserva (AMARV), em parceria com o Shopping Vitória e curadoria da Matias Brotas Arte Contemporânea, o parque já conta com sete obras de arte que dialogam com seu paisagismo e arquitetura.

“O acesso à arte por meio de espaços ao ar livre como o Parque Cultural Reserva Vitória representa uma virada significativa na política cultural contemporânea. Ao romper com a lógica institucional dos museus e galerias fechadas, muitas vezes inacessíveis à boa parte da população, esses espaços promovem uma vivência estética cotidiana, espontânea e democrática. Em contato direto com o meio ambiente, a arte se integra ao fluxo urbano, convidando não apenas à contemplação, mas também à participação e ao diálogo coletivo.”
— Lara Brotas, Sócia-Fundadora e Diretora de Projetos da Matias Brotas Arte Contemporânea.

Idealizado pelo arquiteto Diicelio Gracelli, com projeto paisagístico assinado pelo Escritório Burle Marx e curadoria da Matias Brotas, o Parque abriga obras de sete artistas contemporâneos: os capixabas Sandro Novaes e Vilar, além de José Spaniol, Adrianna Eu, Thainan Castro, Antônio Bokel e, em breve, José Bechara.

Fruto de um investimento de R$ 26 milhões, a área de 16 mil m² foi totalmente revitalizada para uso público, transformando-se em um presente à cidade.

Mais do que um espaço de contemplação, o parque é voltado à convivência e ao bem-estar. Um ambiente que inspira caminhadas, encontros e momentos de lazer, reunindo arte, entretenimento e qualidade de vida.

A infraestrutura contempla vias exclusivas para pedestres, brinquedos, equipamentos de ginástica, áreas verdes e um circuito artístico ao ar livre. Além da entrega cultural, a obra também trouxe melhorias urbanas importantes, como a modernização da rede elétrica, nova iluminação, calçada cidadã e ampliação da ciclovia na Av. Marília Rezende Coutinho Scarton – entre a Ilha do Boi e a Praia do Havaizinho.

Algumas informações do Parque Cultural Reserva Vitória

O Parque Cultural será um circuito de arte contemporânea a céu aberto com esculturas de artistas de renome nacional.

Nele tem 32 espécies de plantas diferentes e mais de 500 árvores e plantas nos 16 mil m² de extensão.
Existe um detalhe para valorizar ainda mais a região: um espelho d’água de 40 m² para refletir a bela paisagem do local.

Os brinquedos são interativos para as diferentes fases das crianças. São duas áreas de playground para diversão dos pequenos com brinquedos inéditos na Capital. E também vai ter academia de ginástica para a melhor idade.

Acreditamos que a arte tem o poder de transformar o cotidiano das pessoas, criando momentos de conexão, reflexão e bem-estar. O Parque Cultural Reserva Vitória materializa esse propósito ao tornar a arte acessível, integrada à natureza e presente na rotina da população. Ao proporcionar esse encontro entre cultura, cidade e comunidade, o parque amplia o alcance das expressões artísticas e contribui para uma vida mais sensível, criativa e plural.

Mariana Buaiz-Vice Presidente do Shopping Vitória

Circuito aberto de arte – Curadoria Matias Brotas Arte Contemporânea

SANDRO NOVAES – Obra “Experimento Nido”

Experimento Nido 1 | 2020

Técnica: Escultura em tubos de aço e pintura epóxi

Dimensões: 600 x 500 x 600 cm

ANTÔNIO BOKEL – Obra ”Karma”


Karma | 2014

Técnica: Concreto e bronze fundido

Dimensões: 90 x 60 x 200 cm

THAINAN CASTRO – Obra “(…) Uma carta de amor direto no coração”

“(…) Uma carta de amor direto no coração” | 2021

Técnica: Escultura em bronze

Dimensões: 110 x 80 x 60 cm

ADRIANNA EU – Obra “Uma porta para o depois”

“Porta para um depois” | 2021

Técnica: Porta e mãos da artista fundidas em bronze

Dimensões: 65 x 205 x 75 cm

JOSÉ SPANIOL – Obra “Vazante”

“Vazante” | 2016

Técnica: escultura em alumínio fundido e madeira

Dimensões: Coluna 260 cm de altura por 70 cm de diâmetro | Barco 60 x 250 x 80 cm, madeira

Dimensão total da obra: 300 cm de altura 100 cm de diâmetro

JOSÉ BECHARA Obra “Randômica”

“Randômica” 2021

Técnica: Escultura em Quartzito Negresco Levigado

Dimensões aproximadas: 980 x 160 x 8 cm | esfera diâmetro :14 cm

“Liber” (latim – livro) 2021

Técnica: Escultura em tinta automotiva s/ aço carbono ½”

Dimensões: 350 x 250 cm

Local: Rua Victor Civita, atrás do Shopping Vitória

Realização: Um Quarto Escuro
Apoio: Matias Brotas | Shopping Vitória | Parque Cultural Reserva Vitória | Secretaria Estadual de Cultura do ES