Eleições 2026: Pazolini chega a 49,69%, consolida liderança e amplia vantagem na preferência popular

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), segue como o nome mais lembrado pelos capixabas na disputa pelo Governo do Estado. É o que mostra a terceira rodada de entrevistas do Instituto Perfil, realizada a pedido do portal ES Hoje. Pazolini ampliou sua vantagem e aparece na liderança com 21,59% das intenções de voto — crescimento em relação aos 20,33% registrados em fevereiro.
A pesquisa foi feita nos dias 8, 9 e 10 de abril, com 1.274 eleitores em 30 cidades do Espírito Santo. A margem de erro é de 3,86% e o grau de confiança é de 95%.
Mesmo com o crescimento de nomes como os prefeitos Arnaldinho Borgo (sem partido) e Euclério Sampaio (MDB), Pazolini segue isolado na dianteira.
O segundo colocado é o ex-governador Paulo Hartung (sem partido), com 18,68%, seguido de Arnaldinho (12,4%) e Sergio Vidigal (12,09%), que aparecem tecnicamente empatados.
Num segundo cenário, sem Paulo Hartung na disputa, a preferência por Pazolini salta para 23,86%, consolidando sua posição como favorito entre os eleitores. Os demais candidatos também crescem nesse cenário, como Sérgio Vidigal (16,25%), Arnaldinho Borgo (13,81%) e Ricardo Ferraço (MDB), que chega a 12,09%.
Segundo turno
O levantamento inclui a opinião dos eleitores em um eventual segundo turno.
Em todos os cenários, o prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini, segue como líder na preferência popular.

Publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.