Evento promove debate sobre sustentabilidade e produção orgânica na agricultura familiar

Evento promove debate sobre sustentabilidade e produção orgânica na agricultura familiar

“Agroecologia e Produção orgânica como caminho para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas”

O Seminário de Agricultura Familiar e Produção Orgânica (SEAFPO) será realizado no dia 12 de novembro deste ano, de forma presencial, no Centro de Evento Cultural e Esportivo Sofia Arnholz Berger, localizado na Rua Tante Florinda Arnholz, Santa Maria de Jetibá – ES.

O evento constitui um importante espaço de diálogo, aprendizado e construção coletiva sobre os caminhos da agroecologia e da produção orgânica no Espírito Santo.

De acordo com a promotora de Justiça Dra. Isabela Cordeiro de Deus, coordenadora do FESCIAT – Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e pela Agroecologia.

“A temática é fundamental em tempos de mudanças climáticas, haja vista que a emissão de gases de efeito estufa (GEE) está relacionada, entre outros fatores, à agropecuária. Precisamos repensar e viabilizar sistemas sustentáveis de produção de alimentos. A agricultura orgânica se apresenta como uma alternativa viável, economicamente possível e ambientalmente adequada ao cenário atual.”

Link de inscrição:   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_NCB0qo7M9aOQHcf8nhM8jH-7aX-BJvoGwqoMOdN7cWtq5A/viewform

Sob a coordenação do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênicos e pela Agroecologia (FESCIAT) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o encontro reunirá:

👩‍🌾 Agricultores(as)

📚 Pesquisadores(as)

🏛️ Gestores públicos

🤝 Sociedade civil

🏫 Instituições de ensino e pesquisa

🏢 Instituições públicas e privadas

Trata-se de um marco para o Espírito Santo, aliando as experiências concretas de agricultores e agricultoras, o conhecimento científico, os saberes populares, e as políticas públicas em torno dos objetivos anunciados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): enfrentar a fome, reduzir desigualdades, proteger o meio ambiente e preparar o estado para os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Objetivos

-Trocar experiências e fortalecer práticas de agroecologia e produção orgânica.

-Discutir inovação, políticas públicas e sustentabilidade.

  • Promover ações alinhadas com a Agenda 2030 da ONU, especialmente:

– ODS 2 – Erradicar a fome e promover a agricultura sustentável.

– ODS 10 – Reduzir as desigualdades.

– ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

– ODS 15 – Vida terrestre.

Segue a programação presencial:

8h00 – Recepção e credenciamento

  • Recepção dos participantes, entrega de materiais e coffee break de boas-vindas
  • Exposição e Feira de Produtos Orgânicos: Apresentação de produtos orgânicos produzidos por agricultores locais, com a oportunidade para visitação e aquisição de produtos.

9h00 – Abertura

  • Composição da mesa de abertura e saudação dos organizadores.

09h30 – Conferência Magna, com o tema: “Agroecologia e Produção orgânica como caminho para o enfrentamento à fome, às desigualdades sociais e às emergências climáticas”

Conferencista convidado: Rogério Dias – Engenheiro agrônomo; foi Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do DF, por dois mandatos e Vice-Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – FAEAB; Participou da criação da primeira feira de produtos orgânicos do DF e da criação da Associação de Agricultura Ecológica-AGE. Coordenou os trabalhos de elaboração e implementação da Lei 10.831/2003 e de sua regulamentação e da criação do Programa Pró-Orgânico que incluiu ações de fomento, à produção orgânica, nos Planos Plurianuais do Governo Federal. Participou, da articulação e construção, em 2012, da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Em 2018-19 foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia- ABA, para a Região Centro-Oeste.

10h30 – MESA REDONDA 1:  A agroecologia e os objetivos do terceiro milênio

Moderador:  Luciano Fasolo – Coordenador de Projetos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG)

Participante 1: Leomar Lírio – Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

Participante 2: Elaine de Azevedo – Nutricionista e doutora em Sociologia Política (2009); Professora Auxiliar na Universidade Federal do Espírito Santo, na Graduação no Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Naturais.

11h30 – Almoço

13h00 – MESA REDONDA 2: Políticas Públicas e desafios da agricultura orgânica para os pequenos produtores e a extensão rural

Moderadores: Gustavo Rovetta Pereira (Sociólogo e Antropólogo, Doutor em Desenvolvimento Rural e técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural -INCAPER) e Sara Hoppe Schröder (Secretaria-Executiva da CPOrg-ES)

Participante 1: Haloysio Siqueira – professor da UFES/Alegre; Doutor em Produção Vegetal, com ênfase em Socioeconomia Rural

Participante 2: Pedro Paulo Collona – OCS Universo Orgânico – Nova Venécia

Participante 1: Haloysio Siqueira – professor da UFES/Alegre; Doutor em Produção Vegetal, com ênfase em Socioeconomia Rural

Participante 2: Pedro Paulo Collona – OCS Universo Orgânico – Nova Venécia

14h00 – PAINEL TEMÁTICO:  Pacto Ecológico Capixaba (PEC): transição do sistema alimentar convencional para o agroecológico como alternativa à concretização dos ODS’s 2 e 13.

15h00 –MESA REDONDA 3: “Saberes Tradicionais e Sementes Crioulas: Fortalecendo a Produção Orgânica na Busca pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Moderador(a) e participante: Franciléia Paula de Castro – Quilombola, engenheira agrônoma, mestra em saúde pública, doutoranda do CPDA/UFRRJ (Programa em Ciências Sociais em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade). Integra a Rede de Pesquisas em Sistemas Agrícolas Tradicionais da Aliança Científica Antirracista, e o Coletivo de Meio Ambiente e Agricultura da CONAQ.

Participante 1: João Eduardo Tombi Ávila – Imaflora – Doutor em Produção Vegetal; Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento rural; Agrônomo.

Participante 2: Marcia Neves Guelber Sales – Médica Veterinária; Doutora em Agroecologia; pesquisadora aposentada do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER).

16h00 – PAINEL TEMÁTICO: Boas práticas a partir das experiências de agricultores familiares na produção orgânica

Relato de experiência 1: Erenilda Luzia Chuina Ferreira Guio – Presidente da Associação dos Agricultores Familiares Agroecológicos Orgânicos de Campinho – Vero Sapore de Iconha, Coordenadora da Comissão da Produção Orgânica do Espírito Santo (CPOrg-ES)

Relato de experiência 2: Wellington Schmild – Cooperativa da agricultura familiar (Caf Colatina) e Agricultor Orgânico

17h00 – Coffee Break

17h30 – PAINEL TEMÁTICO: Análise de conjuntura da geografia dos agrotóxicos no Espírito Santo: desafios para a agricultura orgânica

Painelista: Paulo Cesar Aguiar Júnior – Professor; Mestre em Saúde Pública; e Doutor em Geografia

18h30 – Solenidade de encerramento.

Segue a programação online: