Município de Vila Velha é destaque em projeto piloto de teleodontologia

Município de Vila Velha é destaque em projeto piloto de teleodontologia

Vila Velha é a única cidade capixaba e um dos cinco municípios brasileiros convidados pelo Ministério da Saúde para integrar o projeto piloto nacional de teleodontologia, uma iniciativa inovadora que fortalece a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde. A expectativa é que o serviço seja implantado em 2026. Assim como na telemedicina, a na teleodontologia os atendimentos são feitos por videochamadas.

Os reflexos positivos da implantação do serviço são redução do tempo na fila de espera, já que poderão ser realizadas etapas como triagem e telediagnóstico, otimizando o fluxo de atendimento. Além disso, os pacientes poderão receber orientações de forma mais ágil. Inicialmente, o serviço será ofertado na fila de espera do Centro de Especialidades Odontológicas e nas unidades de saúde com maior demanda.

O projeto, conduzido pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).

Capacitação dos profissionais

Quatro profissionais selecionados em Vila Velha serão treinados por meio de aulas ao vivo e também com conteúdos disponíveis para acesso a qualquer momento. Nos dias 16 e 17 de setembro, eles participarão de encontros com professores da Universidade de São Paulo (USP) e uma representante do Ministério da Saúde.