Nova tarifa dos EUA pode impactar exportações brasileiras

Nova tarifa dos EUA pode impactar exportações brasileiras

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros representa um duro revés para o comércio exterior do Brasil. Se a medida entrar em vigor no dia 1º de agosto, diversos setores exportadores poderão sofrer prejuízos expressivos.

Atualmente, os Estados Unidos são o segundo principal destino das exportações brasileiras, ficando atrás apenas da China. O mercado norte-americano é estratégico, especialmente para produtos de maior valor agregado, como aviões executivos, eletroeletrônicos e outros bens industrializados.

Em 2024, o Brasil já vendeu cerca de US$ 40,4 bilhões em produtos para os EUA, o equivalente a 12% do total exportado pelo país no ano. Com o aumento da tarifa, muitos desses itens podem perder competitividade, já que o custo de importação para as empresas americanas ficaria muito mais alto, tornando inviáveis muitas operações.

A expectativa agora é de que representantes do setor produtivo busquem alternativas e diálogo para mitigar os possíveis impactos sobre a balança comercial e a geração de empregos em segmentos diretamente ligados às exportações.