Projeto de circulação do livro “Negros do Espírito Santo” promove ações educativas em sete municípios capixabas

Projeto de circulação do livro “Negros do Espírito Santo” promove ações educativas em sete municípios capixabas

Autoras realizam debates e rodas de conversa em comunidades negras e quilombolas entre agosto e setembro, com distribuição gratuita da obra

O livro *Negros do Espírito Santo*, de autoria da fotógrafa documentarista Carla Osório, da historiadora Leonor Araujo e da jornalista Adriana Bravin, será tema de uma série de ações educativas em sete municípios capixabas nos meses de agosto e setembro. A circulação envolve debates, rodas de conversa e distribuição gratuita da obra em comunidades negras e quilombolas, promovendo a difusão do conhecimento e a preservação do patrimônio cultural afrodescendente.

A programação passará por Vitória, Serra, Santa Leopoldina, São Mateus, Conceição da Barra, Cachoeiro de Itapemirim e Presidente Kennedy, em atividades que contarão com a presença das autoras. O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e produção da editora Cousa.

Adriana bravin

“Estamos muito felizes de retornar às comunidades para compartilhar a pesquisa por meio das fotografias e histórias, provavelmente, com uma nova geração. Nós sabemos que muitas pessoas que registramos, há quase 30 anos, já partiram, mas os descendentes continuam nesses locais, então é muito gratificante. É uma permanência no tempo, também. Além disso, tem todo o projeto de distribuição do livro, porque o projeto foi feito com esse intuito, para que chegue a essas comunidades e também a associações culturais e bibliotecas” Afirma Adriana bravin.

A primeira ação será realizada em 21 de agosto, durante a abertura do Festival de Folclore da Serra, na Escola Clóvis Borges Miguel. Para Terezinha Pimentel, da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), a participação do projeto valoriza o evento: “A obra se consolida como fonte de pesquisa para estudantes e profissionais sobre a riqueza cultural do Estado”.

Em Santa Leopoldina, na comunidade de Retiro de Mangaraí, a expectativa também é grande. Jumara Santos dos Anjos Sancio, liderança local, ressalta que a iniciativa “reforça a luta em comum dos negros e quilombolas pela garantia de direitos, pela valorização cultural e histórica, e pelo combate a todas as formas de racismo e desigualdade”.

Com 160 páginas e 59 fotografias em preto e branco de Carla Osório, acompanhadas de textos de Leonor Araujo e depoimentos reunidos por Adriana Bravin, o livro registra práticas culturais, memórias e resistências das comunidades negras capixabas. A obra ganhou nova edição em julho deste ano, em Vitória, e está disponível também em formatos acessíveis, como Audiolivro e Daisy, para ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual.

Entre os personagens retratados estão mestres e mestras de saberes como Dona Cizalpina, memória viva da escravidão em São Mateus; Mestre Antônio Rosa, da Banda de Congo de São Benedito, na Serra; Mestre Miúdo, guardião da memória do Caboclo Bernardo, em Linhares; Mestre Antero, do Ticumbi de Itaúnas; e Dona Margarida, das paneleiras de Vitória.

Para Leonor Araujo, a reedição representa uma reparação simbólica. “É uma obra ainda inédita, que não tem outras semelhantes se considerar o que ela traz para o cenário literário, cultural e fotográfico capixaba”, destaca. Já Adriana Bravin ressalta o caráter antropológico e jornalístico da pesquisa, que “resgata histórias que não estão registradas em livros didáticos do Espírito Santo”.

Leonor Araujo

“Negros do Espírito Santo é um livro produzido por três autoras, mas foi construído por muitas mãos e por diversos territórios e comunidades negras. Fala de ancenstralidade, reencontros e memórias construídas coletivamente desde que o primeiro negro africano escravizado foi trazido para as terras capixabas. Com o projeto de circulação, vamos continuar dialogando com todos esses atores que nos ajudaram a construir essa obra, que foi um presente para nós”. Leonor Araujo

No prefácio da segunda edição, o antropólogo e fotógrafo Milton Guran define o trabalho como “um retrato do povo negro capixaba e de seu cotidiano de norte a sul do Estado, o primeiro do gênero, pela abrangência e profundidade”.

carla osório

“É uma grande honra sermos recebidas, quase três décadas depois, nos quilombos e nas comunidades negras rurais e urbanas de norte a sul do Espírito Santo. Além de ser uma oportunidade única para a troca de experiências e memórias sobre a importância da trajetória dos afrodescendentes na cultura e na economia do Estado”. Carla Osório

Programação:
– 21/8 (quinta-feira) – Serra Sede, Serra – EEEFM Clóvis Borges Miguel – Programação do Festival de Folclore da Serra | 14h às 17h30
– 22/8 (sexta-feira) – Goiabeiras, Vitória – Praça 3 de Maio | 19h às 20h30
– 23/8 (sábado) – Santa Leopoldina – Comunidade Quilombola de Retiro do Mangaraí | 10h às 11h
– 6/9 (sábado) – Conceição da Barra – Vila de Itaúnas – Igreja de São Benedito | 16h às 18h
– 7/9 (domingo) – São Mateus – Comunidade Quilombola Divino Espírito Santo | 10h às 11h
– 20/9 (sábado) – Cachoeiro de Itapemirim – Comunidade Quilombola Vargem Alegre | 18h às 21h
– 21/9 (domingo) – Presidente Kennedy – Comunidade Quilombola Boa Esperança | 10h às 11h

Sobre as autoras:
– Carla Osório – Fotógrafa há 35 anos, documenta a diáspora africana nas Américas, além de países como Angola, Portugal e África do Sul. Mestre em Ciências da Comunicação (Unip), construiu acervo de fotografias e audiovisuais com perspectiva afrocentrada.
– Leonor Franco de Araujo – Professora doutora do Departamento de História da Ufes, especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais, coordena o Grupo de Pesquisa Oniruúrú e tem atuação reconhecida em políticas antirracistas.
– Adriana Bravin – Doutora em Comunicação, professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Jornalista e pesquisadora da cultura popular, é autora de ‘Congopop: mídia, música e identidade capixaba’ (2008).

Contato para imprensa:
Manaira Medeiros – Assessoria de Imprensa | (27) 99983-7071