Vale firma parceria com GS Inima para uso de água de reúso no Complexo de Tubarão

A Vale e a multinacional espanhola GS Inima assinam, nesta terça-feira (09), um memorando de entendimento que marca o início de uma parceria estratégica para o fornecimento de água de reúso ao Complexo de Tubarão, localizado na Serra. A cerimônia de assinatura acontecerá no Palácio Anchieta, em Vitória.
Expansão de projeto iniciado com a ArcelorMittal
O novo acordo é uma extensão do projeto iniciado com a ArcelorMittal Tubarão. Desde que venceu, em janeiro do ano passado, o leilão promovido pela Cesan para concessão de uso de águas de reúso, a GS Inima tem investido cerca de R$ 240 milhões na construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) dentro da planta da siderúrgica.
Com a entrada da Vale no projeto, será formalizado um aditivo contratual entre a GS Inima e a Cesan, incluindo a mineradora como nova beneficiária da água de reúso. Esta iniciativa representa o primeiro projeto de subconcessão de água de reúso do país.
Nova estrutura e tecnologia avançada
O projeto prevê a desativação da atual Estação de Tratamento de Esgoto da Bacia de Camburi e a construção de uma nova Epar no polo industrial do Complexo de Tubarão. A unidade contará com tecnologia de alta eficiência, capaz de transformar entre 230 e 390 litros de esgoto por segundo em água reutilizável — o que equivale a até 400 piscinas olímpicas por mês.
A estação será abastecida com esgoto proveniente dos bairros da parte continental de Vitória e da região sul da Serra. A tecnologia adotada permitirá a conversão de, no mínimo, 85% do volume de esgoto em água de reúso, contribuindo significativamente para a redução da captação de água em fontes naturais pela indústria.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.