Vitória 474 anos: CMEI em tempo integral Sebastião Perovano é entregue no bairro Jabour

Vitória 474 anos: CMEI em tempo integral Sebastião Perovano é entregue no bairro Jabour

A manhã desta segunda-feira (8) foi marcada por festa e emoção no bairro Jabour. Em comemoração aos 474 anos de Vitória, a Prefeitura inaugurou e entregou à comunidade o Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CMEI TI) Sebastião Perovano, um moderno espaço que vai transformar a vida de muitas famílias.

A solenidade contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, acompanhado da primeira-dama Paula Pazolini, da secretária de Educação Juliana Rohsner, do secretário de Obras Gustavo Perin, além de vereadores, lideranças comunitárias, familiares de Sebastião Perovano, homenageado com o nome da unidade, representantes da comunidade escolar e moradores da região.

Estrutura moderna e sustentável em tempo integral

Construído em um terreno de 2.659,71 m², onde antes funcionavam quadras poliesportivas, o novo CMEI ocupa 2.368,08 m² de área construída, distribuída em dois pavimentos.

A unidade tem capacidade para atender até 200 crianças em tempo integral, com permanência de 9 horas diárias, garantindo cuidado, educação, alimentação de qualidade e oportunidades para o desenvolvimento integral.

O prédio conta com oito salas de aula, auditório para 87 pessoas com palco acessível, refeitório com 80 lugares, cozinha industrial, lavanderia, setores administrativos, sala de professores, secretaria, banheiros acessíveis e pátios cobertos e descobertos. No segundo pavimento, há ainda sala de leitura, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, espaço de apoio pedagógico e pátio exclusivo para as crianças do grupo 6.

Com foco na sustentabilidade, a unidade foi projetada com sistema de captação de águas pluviais e energia solar fotovoltaica, garantindo economia e preservação ambiental.

Durante a entrega, o prefeito Lorenzo Pazolini ressaltou o impacto da educação em tempo integral na vida das famílias. “Com a entrega do novo CMEI TI Sebastião Perovano, Vitória dá mais um passo importante para garantir oportunidades iguais às nossas crianças e segurança às nossas famílias. Aqui no Jabour, 200 famílias terão a oportunidade de ter seus filhos, netos, e sobrinhos no ensino em tempo integral, recebendo cuidado e educação de qualidade, o que permite que as mães possam trabalhar, estudar e se qualificar. Educação em tempo integral é também política de segurança. Quando ampliamos esse acesso, tiramos crianças e jovens da rua, damos a eles perspectiva de futuro e contribuímos para a redução da violência. Esse é o caminho para construir uma cidade mais justa e com mais oportunidades”, destacou.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, reforçou o compromisso da gestão com a primeira infância. “Cada nova escola entregue é mais uma porta aberta para o futuro das nossas crianças. Vitória segue priorizando a educação em tempo integral, garantindo desenvolvimento integral e mais qualidade de vida para as famílias”, disse. Já o secretário de Obras, Gustavo Perin, destacou o cuidado com a infraestrutura. “É um equipamento moderno, acessível e sustentável, que une inovação com funcionalidade, oferecendo um espaço adequado e acolhedor para o aprendizado e a convivência das crianças”, afirmou.

Homenagem

O nome da nova unidade presta homenagem a Sebastião Perovano, imigrante italiano que chegou com sua família ao Espírito Santo na década de 1960. Carpinteiro, ajudou a erguer casas em Goiabeiras, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Seu filho, Antônio Perovano, emocionado, destacou a importância da homenagem. “Hoje é um dia de muita alegria e orgulho, dia em que estamos fazendo justiça a um grande homem que ajudou a construir o bairro de Goiabeiras. Sebastião Perovano, imigrante italiano, chegou com sua família aqui no início da década de 60. Carpinteiro, ajudou a construir casas em um local que ainda era ermo, contribuindo com o desenvolvimento da região. Obrigado a todos que prestigiaram esse dia histórico para nossa família”, disse.

O evento teve clima de celebração, com direito a pula-pula, pipoca, algodão-doce, show de animação com o grupo Pituca e um almoço especial com boi no rolete, servido ao som animado da Banda da Guarda.ü